Patrocínio

17 de fevereiro de 2012

Melhores de 2011: Discos Nacionais

MELHORES DE 2011: DISCOS NACIONAIS


A revista especializada em música Rolling Stone elege no Brasil os melhores discos nacionais. Polêmica e inusitada Veja os 10 mais:

01 - Criolo - Nó na Orelha
Criolo conseguiu dar destaque ao rap brasileiro sem fazer um disco de rap (pelo menos no sentido mais estrito do gênero). Pode parecer um paradoxo, mas esse é um dos muitos méritos de Nó na Orelha. O quase trip-hop “Não Existe Amor em SP” soa perfeitamente alocado ao lado do afrobeat “Bogotá”, que não causa estranheza alguma se tocado logo depois do neobrega “Freguês da Meia Noite”. Aqui, em seu segundo álbum, Criolo permite o raro uso não equivocado de um clichê: é um verdadeiro “artista completo”.

02 - Emicida - Doozicabraba e a Revolução Silenciosa
Este novo trabalho do batalhador Emicida representa um salto quantitativo para o rap nacional. Expoente da nova geração, ele foi a Nova York e carimbou uma produção em parceria com os tarimbados Beatnick e K-Saalam. As dez músicas mostram uma evolução na produção e um amadurecimento no discurso do rapper paulistano.

03 - Mallu - Pitanga
Não é à toa que o mais recente disco de Mallu se chama Pitanga. As canções dele também têm um gostinho nativo do Brasil, sem mais aquela tão característica influência da música norte-americana. Sim, há frases em inglês e batidas folk, mas agora elas são embaladas por letras recheadas de “morenos” e uma brasilidade de bossas e sambinhas.

04 - Kassin - Sonhando Devagar
Boa parte das músicas deste disco de Kassin saiu de sonhos. Então, ouvir Sonhando Devagar é como entrar na fértil mente musical desse que é um dos mais prolixos produtores da atualidade. Interessante mesmo é imaginar de que tipo de sonhos saíram músicas como “Calça de Ginástica” e “Potássio”.

05 - Chico Buarque - Chico
Após cinco anos longe dos estúdios, os velhos olhos azuis brasileiros voltaram. Contemporâneo, mas sempre fiel às tradições da MPB, Chico mostrou boa forma vocal, confiou novamente na elegância da produção de Luiz Cláudio Ramos e cantou os amores possíveis e impossíveis.

06 - Marcelo Camelo - Toque Dela
O primeiro álbum solo, nós (2008), é soturno, introspectivo, quase baixo-astral. Mas, com Toque Dela, Camelo exibe esforços de um compositor apaixonado e cheio de esperanças. Mais uma vez assessorado pelos músicos do Hurtmold, ele entregou um trabalho que transborda amor, criatividade e boas intenções.

07 - Boss in Drama - Pure Gold
Péricles Martins honra no Boss in Drama a tradição brasileira na música eletrônica. Nesta estreia, no entanto, o músico e produtor segue por um caminho próprio. Pure Gold, enquanto reunião de canções, não nega o nome: é ouro puro, altamente dançante, pop e cantarolável.

08 - Karina Buhr - Londe de Onde
Em seu mais novo álbum, Karina fez o diabo ao lado de bons músicos. O resultado é um CD sólido, denso, astuto. Destaques para a baladinha “Não Me Ame Tanto”, para a roqueira “Cada Palavra” e para a ensolarada (no ritmo) e mórbida (na letra) “Cadáver”.

09 - Autoramas - Música Crocante
Logo depois do acústico, o Autoramas pesou a mão na distorção para fazer Música Crocante, disco que serve para reafirmar o estilo da banda, agradar aos velhos fãs e ainda conquistar novos, por conta das parcerias latinas em “Verdugo” e “Máquina”.

10 - Fábio Góes - O Destino Vestido de Noiva
Determinado a mudar a fórmula usada em sua estreia, Sol no Escuro (2007), Fábio Góes acertou. O Destino Vestido de Noiva é recheado de nuances sonoras, ancoradas em uma produção arrojada, além de contar com a participação de Curumin e Luisa Maita.

Veja também:
Lista completa com os 25 Melhores discos de 2011:



Melhores de 2011: Músicas Nacionais


MELHORES DE 2011: MÚSICAS NACIONAIS


A revista especializada em música Rolling Stone elege no Brasil as melhores músicas nacionais. Polêmica e inusitada veja as 10 mais:


01 - Criolo - "Não Existe Amor em SP"
É, de longe, uma das canções mais sinceras já feitas sobre a solidão paulistana. Só por isso já mereceria ser lembrada, mas a desilusão da letra sobre as “almas vazias” que vagam pelos bares de São Paulo ainda é sustentada por uma base de trip-hop orgânico, conduzida pelo produtor Daniel Ganjaman e uma superbanda, tornando-a um novo (e bem-vindo) clássico da música brasileira.

02 - Gaby Amarantos - "Xirley"
A musa do tecnobrega dá passos em uma direção musical mais abrangente, nesta música que deverá estar em um CD previsto para este ano. “Xirley” é tão contagiante que é difícil ouvir sem deixar no repeat. A irreverência de Gaby e as batidas do estilo paraense modernizadas por elementos eletrônicos fizeram desta uma das melhores surpresas de 2011.

03 - Chico Buarque - "Essa Pequena"
Chico entra em um clima de fim de noite. Sob um acompanhamento suave, com direito a baixo acústico, o cantor e compositor exalta as qualidades da sua amada. Mas o que vale aqui é o ambiente jazzístico – Chico chega até a ensaiar um tímido scat.

04 - Wado - "Com a Ponta dos Dedos"
Wado foi muito feliz nas 10 faixas de seu mais novo álbum, Samba 808, mas esta é sem dúvida uma das melhores do ano. Com participação emocionada de Marcelo Camelo e Mallu, a canção nasceu pronta para fazer sucesso e para emocionar até o mais carrancudo dos homens.

05 - Marcelo Camelo - "Vermelho"
Uma balada delicada e emocionante, em que um dedicado Camelo se mostra otimista com os dias que estão por vir: “Já não tenho medo do mundo / Sou filho da eternidade”. O backing vocal de Mallu (sempre ela) no desfecho colabora com o clima permeado de boas sensações.

06 - Criolo - "Subirusdoistiozin" 
Uma base dançante se junta a uma letra direta sobre crianças que carregam rifles HK. Como se a faixa não fosse imagética o suficiente, o clipe ainda instiga mais interpretações sobre a vida e seus possíveis rumos, como alerta a introdução falada da música.

07 - Mallu - "Sambinha Bom"
Bossinha singela de cadência arrastada para tocar na caixinha de fósforo. Entre o doce sotaque meio paulistano, meio carioca de Mallu, há dedilhados, sopros e tilintares deliciosamente preguiçosos e ensolarados. “É só tocar, que você logo quer cantar”, ela entoa. Com razão.

08 - Erasmo Carlos - "Roupa Suja"
Usando um rock básico sem muita enrolação, Erasmo lamenta o fim de um amor, com uma certa amargura. E realmente parte para a lavação de roupa suja, mandando a ex-amante não procurá-lo mais e ver se ele está na esquina.

09 - Agridoce - "Dançando"
Pitty mostra o lado folk na primeira música de trabalho do projeto que mantém ao lado de Martin Mendonça. Ela toca piano e, misturando angústias a uma pitada de otimismo, canta tranquilamente, nos oferecendo um lado menos explorado de seu timbre de voz.

10 - Felipe Catto - "Adoração"
A pseudomodernidade passa longe de Filipe Catto. Assim, como o resto do seu disco de estreia, “Adoração” parece ter sido concebida em algum ponto do final da década de 70 – e isso não é demérito. A voz do gaúcho paira sobre essa MPB à antiga com toques de blues.


Veja também:
 Lista completa com os 25 Melhores de 2011:




14 de fevereiro de 2012

Grammy EUA 2012 + Vencedores


A Cerimônia aconteceu em no domingo dia 12 de Fevereiro. Veja abaixo os vencedores e concorrentes nas principais categorias.

Adele foi a principal premiada da noite, ganhou todos os 6 prêmios a que estava indicada, incluindo Álbum do Ano, confirmando o sucesso comercial de 21.

O Foo Fighters  foi outro destaque da noite, levando 5 dos 6 prêmios a que concorria - infelizmente a maior parte deles foi entregue na parte não televisionada da cerimônia, e os fãs só assistiram os roqueiros subir ao palco uma vez.
 
Disco do ano
Adele - "21"
concorrentes:
Foo Fighters - "Wasting Light"
Lady Gaga - "Born This Way"
Bruno Mars - "Doo-Wops & Hooligans"
Rihanna - "Loud"

Gravação do Ano
"Rolling In The Deep" - Adele
concorrentes:
"Holocene" - Bon Iver
"Grenade" - Bruno Mars
"The Cave" - Mumford & Sons
"Firework" - Katy Perry

Artista Revelação
Bon Iver
concorrentes:
Band Perry
J. Cole
Nicki Minaj
Skrillex

Melhor Performance Pop
"Someone Like You" - Adele
concorrentes:
"Fu**in Perfect" - Pink
"Firework" - Katy Perry
"Grenade" - Bruno Mars
"Yoü and I" - Lady Gaga

Melhor Perfomance de Rap
“Otis” -  Jay-Z & Kanye West
concorrentes:
“Look At Me Now”, Chris Brown
“The Show Goes On” - Lupe Fiasco
“Moment 4 Life” - Nicki Minaj & Drake
“Black & Yellow” - Wiz Khalifa

Melhor Performance de Rock
"Walk" - Foo Fighters
concorrentes:
"Every Teardrop Is A Waterfall" - Coldplay
"Down By The Water" - Decemberists
"The Cave", Mumford & Sons
"Lotus Flower", Radiohead

Melhor Álbum de R&B
"F.A.M.E." - Chris Brown
concorrentes:
"Second Chance" – El DeBarge
"Love Letter" - R. Kelly
"Pieces Of Me" - Ledisi
"Kelly" – Kelly Price

Música do Ano
"Rolling in The Deep" - Adele
concorrentes:
"All Of The Lights" - Kanye West e Rihanna
"The Cave" - Mumford & Sons
"Grenade" - Bruno Mars
"Holocene" - Bon Iver

Melhor Álbum Country
"Own The Night" - Lady Antebellum
concorrentes:
"My Kinda Party" - Jason Aldean
"Chief" - Eric Church
"Red River Blue" - Blake Shelton
"Here For a Good Time" - George Strait
"Speak Now" - Taylor Swift

Melhor álbum pop
Adele - 21
concorrentes:
Cee Lo Green - The Lady Killer
Lady Gaga - Born This Way
Bruno Mars - Doo-Wops & Hooligans
Rihanna - Loud

Melhor performance pop individual
Adele - Someone Like You
concorrentes:
Lady Gaga - You and I
Bruno Mars - Grenade
Katy Perry - Firework
Pink - F***in' Perfect

Melhor performance metal/hard rock
White Limo - Foo Fighters
concorrentes:
On The Backs Of Angels - Dream Theater
Curl Of The Burl - Mastodon
Public Enemy No. 1 - Megadeth
Blood In My Eyes - Sum 41

Melhor música de rock
Walk - Foo Fighters
concorrentes:
The Cave - Mumford & Sons
Down By The Water - The Decemberists
Every Teardrop Is A Waterfall - Coldplay
Lotus Flower - Radiohead

Melhor álbum de rock
Wasting Light— Foo Fighters
concorrentes:
Rock 'N' Roll Party Honoring Les Paul— Jeff Beck
Come Around Sundown— Kings Of Leon
I'm With You— Red Hot Chili Peppers
The Whole Love— Wilco

Melhor clipe-documentário
Foo Fighters: Back And Forth - Foo Fighters
concorrentes:
I Am...World Tour - Beyoncé
Talihina Sky: The Story Of Kings Of Leon - Kings Of Leon
Beats, Rhymes & Life: The Travels Of A Tribe Called Quest - A Tribe Called Quest
Nine Types Of Light - TV On The Radio

Melhor clipe
Rolling In The Deep - Adele
concorrentes:
Yes I Know - Memory Tapes
All Is Not Lost - OK Go
Lotus Flower - Radiohead
First Of The Year (Equinox) - Skrillex
Perform This Way - "Weird Al" Yankovic

Melhor álbum alternativo
Bon Iver— Bon Iver
concorrentes:
Codes And Keys— Death Cab For Cutie
Torches— Foster The People
Circuital — My Morning Jacket
The King Of Limbs— Radiohead

Melhor álbum country
Own The Night - Lady Antebellum
concorrentes:
My Kinda Party - Jason Aldean
Chief - Eric Church
Red River Blue - Blake Shelton
Here For A Good Time - George Strait
Speak Now - Taylor Swift

Melhor performance country solo
Mean — Taylor Swift
concorrentes:
Dirt Road Anthem — Jason Aldean
I'm Gonna Love You Through It — Martina McBride
Honey Bee — Blake Shelton
Mama's Song — Carrie Underwood

Melhor música country
Mean — Taylor Swift, songwriter (Taylor Swift)
concorrentes:
Are You Gonna Kiss Me Or Not — Jim Collins & David Lee Murphy, songwriters (Thompson Square)
God Gave Me You — Dave Barnes, songwriter (Blake Shelton)
Just Fishin' — Casey Beathard, Monty Criswell & Ed Hill, songwriters (Trace Adkins)
Threaten Me With Heaven — Vince Gill, Amy Grant, Will Owsley & Dillon O'Brian, songwriters (Vince Gill)
You And Tequila — Matraca Berg & Deana Carter, songwriters (Kenny Chesney Featuring Grace Potter)

Melhor álbum folk
Barton Hollow— The Civil Wars
concorrentes:
I'll Never Get Out Of This World Alive— Steve Earle
Helplessness Blues— Fleet Foxes
Ukulele Songs— Eddie Vedder
The Harrow & The Harvest— Gillian Welch

Melhor álbum de blues
Revelator— Tedeschi Trucks Band
concorrentes:
Low Country Blues — Gregg Allman
Roadside Attractions— Marcia Ball
Man In Motion— Warren Haynes
The Reflection — Keb'Mo'

Melhor álbum de rap
My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Kanye West
concorrentes:
Watch The Throne, Jay-Z & Kanye West
Tha Carter IV, Lil Wayne
Lasers, Lupe Fiasco
Pink Friday, Nicki Minaj

Melhor colaboração de rap
All Of The Lights — Kanye West, Rihanna, Kid Cudi & Fergie
concorrentes:
Party — Beyoncé & André 3000
I'm On One — DJ Khaled, Drake, Rick Ross & Lil Wayne
I Need A Doctor — Dr. Dre, Eminem & Skylar Grey
What's My Name? — Rihanna & Drake
Motivation — Kelly Rowland & Lil Wayne

Melhor música de rap
All Of The Lights - Kanye West, Rihanna, Kid Cudi & Fergie
concorrentes:
Black And Yellow - Wiz Khalifa
I Need A Doctor - Aftermath
Look At Me Now - Chris Brown, Lil Wayne & Busta Rhymes
Otis - Jay-Z & Kanye West
The Show Goes On - Lupe Fiasco

Melhor álbum pop instrumental
The Road From Memphis - Booker T. Jones
concorrentes::
Wish Upon A Star - Jenny Oaks Baker
E Kahe Malie - Daniel Ho
Hello Tomorrow - Dave Koz
Setzer Goes Instru-Mental! - Brian Setzer

Melhor Gravação Eletrônica
Scary Monsters And Nice Sprites - Skrillex
concorrentes:
Raise Your Weapon - Deadmau5 & Greta Svabo Bech
Barbra Streisand - Duck Sauce
Sunshine - David Guetta & Avicii
Call Your Girlfriend - Robyn
Save The World - Swedish House Mafia

Melhor álbum eletrônico
Scary Monsters And Nice Sprites - Skrillex/Atlantic
concorrentes:
Zonoscope - Cut/Copy
4x4=12 - Deadmau5
Nothing But The Beat - David Guetta
Body Talk, Pt. 3 - Robyn

Melhor álbum pop de vocal tradicional
Duets II - Tony Bennett & Various Artists
concorrentes:
The Gift - Susan Boyle
In Concert On Broadway - Harry Connick Jr.
Music Is Better Than Words - Seth MacFarlane
What Matters Most - Barbra Streisand